O último herói
Em 2 Samuel 23, lemos sobre os heróis do rei Davi. É uma longa lista de nomes. Alguns deles estão associados a grandes feitos. O último herói é Urias, o heteu.
Deus não nos fala de nenhum grande feito desse homem em Sua Palavra; nessa passagem, Ele apenas menciona seu nome. Em outros lugares, aprendemos mais sobre Urias, especialmente sobre sua atitude interior: embora ele seja um heteu, seu coração bate por Deus e pelo povo de Deus.
No capítulo 11, lemos que Bate-Seba engravidou de Davi quando Urias estava em guerra. Davi quer encobrir o adultério. Ele manda chamar Urias de volta e tenta persuadi-lo a passar a noite em sua casa com sua esposa.
Mas Urias pensa em Deus e na batalha que seu povo está travando, e tem em mente que seus companheiros precisam passar a noite em campo aberto. Impossivelmente, ele poderia reivindicar prazeres conjugais para si mesmo, mesmo naqueles dias! (2 Samuel 11:11). Assim, a tentativa de Davi de esconder seu pecado fracassa porque Urias demonstra fidelidade - fidelidade a Deus, ao seu povo e aos seus combatentes. Uma fidelidade que se espera de Davi. Mas o rei manda Urias para a morte por causa disso.
Se Deus coloca um monumento a Urias no final da galeria de heróis de Davi, provavelmente é por causa da fidelidade de Urias. E será que o próprio Davi não pensou em Urias em seu leito de morte? Lá, Davi louva a graça de Deus e certamente pensa em seu próprio fracasso (2 Samuel 23: 5).
Também há fracassos em nossa vida, e lembrar-se deles deve nos manter humildes e nos estimular a louvar a graça de Deus. Ele não desiste de nós depois de uma queda - Davi experimentou isso.
Leitura diária da Bíblia: Josué 7: 16 - 26; 1 Coríntios 6: 1 - 11