terça-feira, 18 de julho de 2023

Sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva e que permanece para sempre. Porque toda carne é como erva, e toda a glória do homem, como a flor da erva. Secou-se a erva, e caiu a sua flor; mas a palavra do Senhor permanece para sempre. 1 Pedro 1: 23 - 25

Nossa vida na Terra é comparada à erva e às flores do campo. Ela nasce de uma semente perecível, que só pode produzir vida perecível. Mesmo que se desenvolva como uma bela flor, ela chegará ao fim. A nova vida do nascido de novo é completamente diferente. A semente é imperecível porque é divina. O Senhor Jesus disse ao fariseu Nicodemos que devemos nascer "da água e do Espírito". Nesse contexto, a "água" é uma figura da Palavra de Deus, em seu efeito purificador. E o Senhor acrescenta: "O que é nascido do Espírito é espírito" (João 3:5, 6). Na visão fundamental, a pessoa divina, o Espírito Santo, está em primeiro plano como a fonte da qual brota a vida nova e divina. Essa vida tem a mesma natureza divina ("é espírito") como sua fonte (cf. 2 Pedro 1: 4).

Pedro descreve mais o lado prático em nosso versículo do dia: O meio divino para nascer de novo é "a palavra viva e permanente de Deus" - a mesma coisa que o Senhor chamou de "água" em João 3. Portanto, trata-se do poder purificador da Palavra de Deus. No novo nascimento, o Espírito Santo aplica a Palavra ao coração e à consciência do homem e o leva a julgar a si mesmo à luz de Deus. Esse é o início do que está associado em outras passagens aos termos arrependimento e conversão. Ao mesmo tempo em que realiza a purificação, o Espírito produz a nova vida no crente.


O comentador William Kelly diz em resumo: "A vida é dada por Deus, em Cristo e por meio do Espírito que usa a Palavra". Tudo procede de Deus. A Ele sejam dadas graças eternas por isso!


Leitura diária da Bíblia: Levítico 26: 34 - 46; Salmo 72: 1 - 9

Nenhum comentário:

Postar um comentário