segunda-feira, 10 de julho de 2023

Eis que ponho em Sião a pedra principal da esquina, eleita e preciosa; e quem nela crer não será confundido. 1 Pedro 2: 6

Deus apresentou Seu Filho amado ao povo de Israel naquela época como uma "pedra já provada": Nele eles deveriam crer. O patriarca Jacó já havia falado profeticamente sobre a "Pedra de Israel". Mais tarde, por meio do profeta Isaías, Deus apresentou novamente a perspectiva dessa pedra: "Eis que eu assentei em Sião uma pedra, uma pedra já provada, pedra preciosa de esquina, que está bem firme e fundada". Se Israel tivesse confiado nessa pedra, não teria sucumbido (Gênesis 49: 24; Isaías 28: 16).

 

Mas, em vez de acreditar no Filho de Deus, a grande maioria do povo desprezou essa Pedra Preciosa, a Rocha de sua salvação. Os construtores, os líderes religiosos do povo, deveriam ter fortificado "a casa de Israel" diante de Deus. Mas em sua inveja e seu ódio, em sua cegueira e seu ciúme, eles rejeitaram essa Pedra e, com ela, o único alicerce sobre o qual se pode encontrar a salvação e permanecer diante de Deus. Para eles, Ele é "uma pedra de tropeço e rocha de escândalo" (1 Pedro 2: 8).


Os construtores tropeçaram na Palavra; portanto, "caíram sobre essa pedra" e "foram esmagados". Aqui pensamos na destruição de Jerusalém e do templo em 70 d.C. No futuro, essa pedra cairá sobre todos e esmagará todos os que se opuserem a Ele (Mateus 21: 44).


"A pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a pedra angular." Deus ainda aponta para essa pedra preciosa, esse alicerce seguro de salvação, para todos os homens de hoje. Qualquer pessoa que baseia sua salvação nessa pedra e rocha está segura, está eternamente salva. E ao vir a Cristo, a essa "Pedra viva", ele mesmo se torna uma "pedra viva" na casa de Deus (Salmo 118: 22; 1 Pedro 2: 4, 5).


Leitura diária da Bíblia Levítico 23: 1 - 21; Salmo 68: 28 - 35

Nenhum comentário:

Postar um comentário