sábado, 1 de julho de 2023

Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma deste pão, e beba deste cálice. 1 Coríntios 11: 28

Autoexame


Na igreja de Corinto, as coisas ficaram confusas. Uma delas era que eles estavam tomando a ceia do Senhor de maneira indigna. Na ceia do Senhor, comemos do pão e bebemos do cálice em memória do Senhor e em proclamação de sua morte (v. 26). Paulo repreende os coríntios por degradarem essa ceia sagrada a uma refeição comum. Mais uma vez, ele lhes apresenta o importante significado do partir do pão e os exorta - inspirado pelo Espírito Santo - a não tomarem a ceia do Senhor sem pensar, mas com a devida consideração por seu simbolismo especial.


Nesse contexto, no versículo bíblico de hoje, Paulo exorta os crentes a se examinarem antes de partir o pão. Isso também vale para nós. O autoexame nos leva a tomar consciência de pecados não confessados anteriormente em nossa vida. Se esse for o caso, o autojulgamento deve seguir: Condenamos e confessamos o pecado. Paulo não menciona explicitamente a confissão; ele pressupõe que todo filho de Deus coloca em ordem um pecado reconhecido. Mas Paulo declara o objetivo: "... então comam do pão e bebam do cálice". Isso nos encoraja! O Senhor não quer que nos afastemos da Ceia do Senhor após o autoexame porque nos sentimos pecadores e indignos. Ele deseja que coloquemos em ordem a questão, e que depois entremos em Sua presença, para proclamar Sua morte.


Em Mateus 5, o Senhor expressa um pensamento semelhante, mas no contexto do serviço de sacrifício judaico: "Portanto, se trouxeres a tua oferta ao altar e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti,

deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai reconciliar-te primeiro com teu irmão, e depois vem, e apresenta a tua oferta" (Mateus 5: 23, 24).


Leitura diária da Bíblia: Levítico 15: 1 - 33; Salmo 63: 1 - 11

Nenhum comentário:

Postar um comentário