domingo, 30 de julho de 2023

Ora, antes da festa da Páscoa, sabendo Jesus que já era chegada a sua hora de passar deste mundo para o Pai, como havia amado os seus que estavam no mundo, amou-os até ao fim. João 13: 1

Os Seus


No início do Evangelho de João, lemos que o Senhor Jesus veio "para o que era Seu", ou seja, para o Seu povo, Israel. Infelizmente, Ele foi rejeitado pela grande maioria de Seu povo: "Os Seus não O aceitaram" (cap. 111). Especialmente nesse Evangelho, encontramos muitos confrontos dos líderes dos judeus com o Senhor Jesus, revelando a inveja, a rejeição e até mesmo o ódio deles. Com paciência amorosa, o Senhor Jesus testificou da verdade repetidas vezes, mas os líderes religiosos do povo rejeitaram categoricamente Suas palavras, Suas obras e Sua pessoa.


Em nosso versículo do dia, o apóstolo João escreve novamente sobre Ele. Mas agora - na véspera da morte do Senhor Jesus - ele está se referindo ao pequeno grupo de discípulos ao qual o próprio João pertencia. Sim, em meio ao povo incrédulo, havia indivíduos que haviam aberto o coração para o Filho de Deus e O aceitaram. A esses crentes o Senhor Jesus chama de "Suas ovelhas", a quem Ele conduz para fora do curral de Israel (cap. 10: 3).


"As Suas" - que intimidade e vínculo há nessa expressão! Os discípulos pertenciam a Ele, haviam sido dados a Ele pelo Pai (cap. 17: 6, 9). Todo o Seu amor era por eles, Ele os amava ao máximo. Eles formavam "Sua família", com a qual Ele queria ter comunhão mais uma vez nessa noite especial no cenáculo, para se despedir e dar-lhes mensagens familiares e encorajadoras. Com que amor Ele cuidou dos Seus até o fim!


Que maravilha que os jovens de hoje também possam pertencer aos Seus e experimentar Seu amor "até o fim"!


Leitura diária da Bíblia: Josué 7: 1 - 15; 1 Coríntios 5: 1 - 13

Nenhum comentário:

Postar um comentário