A tristeza de Samuel pelo fracassado rei Saul certamente não estava errado, mas foi além do tempo apropriado. Deus havia encerrado o relacionamento com esse homem, mas não com Seu povo. Ele havia providenciado um rei para Israel que era mais adequado do que o rebelde e rejeitado Saul.
Ainda hoje, a obra do Senhor continua, apesar dos fracassos dos homens. Seria ruim se não lamentássemos o declínio do cristianismo, se permanecêssemos indiferentes aos erros e fracassos de homens e mulheres com quem contávamos. Mas o desânimo não seria a reação da fé a toda a ruína de nosso tempo, pois nosso Deus nunca fica envergonhado. Ele sempre tem os recursos necessários prontos.
O próprio Samuel foi um exemplo disso quando Eli, o sumo sacerdote, e seus filhos falharam de forma tão vergonhosa. Mais tarde, João Batista admoestou o povo infiel de Israel: "Eu vos digo que mesmo destas pedras Deus pode suscitar filhos a Abraão" (Mateus 3: 9). Deus pode levantar uma testemunha fiel ao seu nome a qualquer momento. - Esse é um sério lembrete para todos que desejam ser uma testemunha de Deus no mundo de hoje.
Nenhum de nós precisa ficar desanimado. Sempre podemos contar com a intervenção do Senhor. Ele tem o "homem certo" pronto na hora certa. E, finalmente, será Cristo, a quem Davi aponta tão claramente, por meio de quem Deus levará todos os seus caminhos a uma conclusão perfeita.
Leitura diária da Bíblia: Juízes 21: 1 - 25; Salmo 77: 1 - 10