quinta-feira, 28 de setembro de 2023

Mas a sabedoria que vem do alto é, primeiramente, pura, depois, pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade e sem hipocrisia. Tiago 3: 17

Sabedoria do alto


Tiago nos exorta a demonstrar a sabedoria divina não apenas por meio de palavras, mas "pelo bom procedimento", por meio de obras (v. 13). Encontramos um exemplo perfeito no Senhor Jesus: nos Evangelhos, podemos ver a "sabedoria do alto" em ação.


Pensemos, por exemplo, na primeira característica da sabedoria, a pureza: Jesus era o puro, o santo; não havia pecado nEle, Ele nem mesmo conhecia o pecado. Seus motivos, Seus atos e Sua maneira de agir eram completamente puros.


Outra característica da sabedoria divina é a misericórdia e os bons frutos. Isso também foi demonstrado em perfeita medida em Cristo: Ele foi o Bom Samaritano que se voltou para a miséria auto-infligida das pessoas e sempre produziu frutos para Deus. O mesmo acontece com os outros elementos da sabedoria do alto: Podemos descobrir cada uma das sete características listadas por Tiago em nosso versículo do dia na vida de Jesus.


Sim, ainda mais: Jesus Cristo não apenas possuía sabedoria, mas nEle, que "vem do alto" (João 3: 31), encontramos a "sabedoria do alto" resumida! A sabedoria personificada em Provérbios 8, expressa especialmente na maravilhosa criação, nos lembra do eterno Filho de Deus. E em 1 Coríntios 1: 30, Paulo diz o que Cristo se tornou para nós, ou seja, o que encontramos Nele: "Mas vós sois dele, em Jesus Cristo, o qual para nós foi feito por Deus sabedoria".


Por possuirmos Jesus, essa sabedoria do alto está disponível para nós. Será que a usamos?


Leitura diária da Bíblia: Juízes 19: 1 - 30; Salmo 75: 1 - 10

Nenhum comentário:

Postar um comentário