sábado, 9 de setembro de 2023

A minha alma se gloriará no SENHOR; os mansos o ouvirão e se alegrarão. Salmo 34: 2

O vestido de domingo


Quando eu costumava visitar meus avós na vila durante as férias escolares, íamos à igreja aos domingos com nossas melhores roupas, a cerca de dois quilômetros de distância. Quando voltávamos, tínhamos de nos trocar novamente antes do almoço. Durante a semana, é claro, nos contentávamos com nossas roupas do dia a dia.


Vamos nos perguntar: quantos dias por semana usamos nossa "melhor roupa de domingo"? Ou, em um sentido figurado: em quantos dias fazemos questão de honrar a Deus em nossa vida? - Será que durante a semana perdemos de vista tudo o que nos ocupava no domingo? Não há mais louvor ao Senhor, não há mais oração, nenhuma leitura da Bíblia, nenhum cântico espiritual? - Não temeríamos então que a " veste dominical" seja apenas uma "aparência de piedade"? (cf. 2 Timóteo 3: 5).


Se vivêssemos assim, poderíamos enganar a nós mesmos e aos outros sobre nosso verdadeiro estado. Mas o Senhor vê nosso coração e toda a nossa vida. Ele sabe se realmente pertencemos às Suas ovelhas, que O conhecem e O seguem e que nunca se perderão. Ele vê se nosso coração bate por Ele durante a semana. Vamos nos certificar de que não pertencemos àqueles que "confessam que conhecem a Deus, mas negam-no com as obras! (João 10: 27, 28; Tito 1: 16).


Falando figurativamente, então, devemos usar o "melhor de domingo" todos os dias, com toda a sinceridade diante de Deus e dos homens. Ao fazer isso, tomaremos cuidado para que essa boa " veste não seja suja - não seja manchada por nossos inevitáveis contatos com o mundo ou por impurezas que possam surgir em nosso próprio coração.


Leitura diária da Bíblia: Juízes 7: 9 - 25; 2 Coríntios 7: 10 - 16

Nenhum comentário:

Postar um comentário