quinta-feira, 7 de setembro de 2023

E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis. E aquele que examina os corações sabe qual é a intenção do Espírito; e é ele que segundo Deus intercede pelos santos. Romanos 8: 26, 27

Compaixão por nossas fraquezas (1)


Às vezes, Deus conduz Seus filhos por circunstâncias difíceis. Então, poderíamos concluir que Ele não é sensível às nossas fraquezas. Mas não é bem assim. Os versículos citados acima, bem como Hebreus 4:15, deixam isso claro. Ambas as passagens também mostram que a fraqueza geralmente não significa algo como pecado, fraqueza de caráter ou fracasso.


Por meio do Espírito Santo que habita em nós, já estamos conectados ao céu hoje; mas por meio do corpo, que ainda não foi redimido, estamos conectados à criação que geme. Não vemos remédio para os problemas terrenos; nem sempre percebemos qual é o propósito de Deus neles, e não sabemos como orar. O Espírito Santo sabe sobre essa circunstância, sobre esse "estado de tensão". Ele intercede por nós em "suspiros inexprimíveis" que Ele mesmo evoca em nossa alma e com os quais Ele se conecta.


O próprio Deus, "que sonda os corações", conhece "a mente do espírito". E, apesar de toda a incerteza dessas dificuldades, podemos ter certeza de que "todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito", de modo que, apesar de nossa fraqueza, certamente alcançaremos a meta (v. 28-30).


(Conclui amanhã)


Leitura diária da Bíblia: Juízes 6: 28 - 40; 2 Coríntios 6: 11 - 18

Nenhum comentário:

Postar um comentário