terça-feira, 5 de setembro de 2023

... para que, no Dia de Cristo, possa gloriar-me de não ter corrido nem trabalhado em vão. Filipenses 2: 16

O que Paulo buscava em seu trabalho? Glória para si mesmo? Louvor e honra dos quais pudesse se orgulhar? De modo nenhum; muitas vezes ele rejeita esse pensamento para longe de si.


No entanto, ele deseja que os resultados de seu ministério em Filipos sejam para ele "para glória no dia de Cristo". Para ele, importava que Cristo - o Senhor a quem servia - julgasse bem o seu trabalho.


O Senhor nos deixará ouvir seu julgamento um dia! Se nosso trabalho for caracterizado por obediência, devoção e fidelidade, então Ele poderá dizer: "Muito bem, servo bom e fiel!" Mas se nossa vocação como cristãos não nos colocar em movimento, se não dedicarmos nossa força e nosso tempo à causa do Senhor, o que Ele elogiará? O que Ele poderá reconhecer?


Certamente, Seu julgamento não pode ser indiferente a nós! Para Paulo, o pensamento de que ele poderia ter corrido em vão ou trabalhado em vão era inconcebível. "Correr" - isso traz à mente o dispêndio de força e resistência. Não vamos desistir! E "trabalhar" - isso aponta para o esforço envolvido em qualquer serviço real para o Senhor.


Paulo está falando aqui de seu serviço como apóstolo. Em um sentido mais amplo, esse versículo se aplica a todos os servos do Senhor que pregam a Palavra de Deus "publicamente e nas casas". E, finalmente, essas palavras dão incentivo e admoestação a todos os crentes. Se realmente entendermos o que o Senhor Jesus fez por nós, nunca daremos preferência a uma vida confortável e a um ponto de vista puramente terreno em vez de reconhecer o Senhor. Quando corremos o risco de ficar cansados, o pensamento do reconhecimento que nos aguarda nos dá novas forças.


Leitura diária da Bíblia: Juízes 6: 1 - 13; 2 Coríntios 5: 11 - 21

Nenhum comentário:

Postar um comentário