sábado, 2 de setembro de 2023

E, cumpridas estas coisas, Paulo propôs, em espírito, ir a Jerusalém, passando pela Macedônia e pela Acaia, dizendo: Depois que houver estado ali, importa-me ver também Roma. Atos 19: 21

Importa ver Roma!


Durante sua terceira viagem missionária, o apóstolo Paulo faz outros planos de viagem: ele quer viajar primeiro para a Grécia, de lá para Jerusalém e depois para Roma. Um leitor desavisado da Bíblia poderia pensar que Paulo está planejando uma viagem de férias para o Mediterrâneo. Especialmente sua frase "Importa ver Roma" poderia dar a impressão de que são as vistas impressionantes dessa magnífica cidade cosmopolita que atraem Paulo. Mas Paulo tem uma motivação completamente diferente para suas viagens.


Além de divulgar o Evangelho, seu interesse está nos crentes de vários lugares. Em todos os lugares, Paulo visita seus irmãos e irmãs na fé para incentivá-los e ensiná-los. Há muito tempo ele queria conhecer os cristãos em Roma. Assim, ele escreve em sua carta para eles: "Porque desejo ver-vos, para vos comunicar algum dom espiritual, a fim de que sejais confortados, isto é, para que juntamente convosco eu seja consolado pela fé mútua, tanto vossa como minha" (Romanos 1: 11, 12).


Paulo não queria ver a cidade de Roma, ele queria ver os crentes em Roma! E, de fato, quando ele finalmente chega a Roma mais tarde - em circunstâncias diferentes das planejadas - a primeira coisa que ele vê são os irmãos e irmãs na fé que já estavam se encontrando com ele fora da cidade; "e Paulo, vendo-os, deu graças a Deus e tomou ânimo" (Atos 28: 15).


Vale a pena considerar a atitude de Paulo - especialmente para nós, viajantes: o que "vale a pena ver" em uma cidade para nós?


Leitura diária da Bíblia: Juízes 4: 1 - 16; 2 Coríntios 4: 1 - 6

Nenhum comentário:

Postar um comentário