domingo, 3 de setembro de 2023

Então, disse-lhe José: ... lembra-te de mim, quando te for bem; e rogo-te que uses comigo de compaixão, e que faças menção de mim a Faraó, e faze-me sair desta casa. Gênesis 40: 12, 14

Em sua memória


José acabou de interpretar um sonho para seu companheiro de prisão, o copeiro de Faraó: o copeiro seria libertado da prisão em poucos dias e reintegrado à sua antiga posição na corte do rei. José aproveita a oportunidade para fazer um pedido que aplicaremos à ceia memorial do Senhor. José, que foi injustamente jogado na prisão, é um precursor de nosso Senhor Jesus Cristo, que foi inocentemente crucificado. O copeiro, que experimentou a bondade de José, representa metaforicamente nós, crentes, que fomos libertados pela morte de Jesus. O Faraó aponta para Deus, o Pai, nessa figura tipológica.


* " Lembra-te de mim": Jesus Cristo deseja que não nos esqueçamos Dele e da obra que Ele realizou por nós na cruz. É por isso que, pouco antes de Sua morte, Nosso Senhor fez um pedido semelhante a José e instituiu a ceia memorial da qual devemos participar regularmente. No entanto, essa ceia é muito mais do que uma simples lembrança: na Ceia do Senhor, realizamos um "serviço memorial" para Ele, nós O adoramos e O honramos publicamente.


* "Faça menção de mim a Faraó": Quando nos reunimos para partir o pão, também falamos a Deus, o Pai, sobre Seu maravilhoso Filho e Sua morte na cruz. Dizemos a Deus o quanto admiramos Seu Filho.


Ao atender aos dois pedidos de José, temos comunhão com o Filho e o Pai. Que privilégio maravilhoso é atender ao pedido de nosso Senhor Jesus e participar de sua ceia memorial todos os domingos.


Leitura diária da Bíblia: Juízes 4: 17 - 5: 11; 2 Coríntios 4: 7 - 18

Nenhum comentário:

Postar um comentário