Mostrar a beneficência de Deus
O rei Saul, o primeiro rei de Israel, e seu filho Jônatas caíram na guerra contra os filisteus. Agora Davi é o rei. O príncipe herdeiro Jônatas, que caiu, era o melhor amigo de Davi. Ele protegeu e encorajou Davi em muitas ocasiões. Davi lamenta muito por seu amigo. E quer mostrar sua gratidão pelo bem que Jônatas lhe fez. Como Jônatas está morto, Davi pergunta se algum dos parentes de Saul ainda está vivo.
É linda a maneira como Davi fala aqui. Ele se preocupa com a “casa de Saul”, ou seja, a família de seu inimigo, e quer “mostrar a beneficência de Deus para com ele”. Ele não enfatiza sua magnanimidade real, sua própria bondade, mas fala da “beneficência de Deus”. Ele mesmo experimentou a bondade de Deus muitas vezes e agora quer passar um pouco dela adiante.
Como é isso conosco? Talvez sejamos gentis e atenciosos com um vizinho ou até mesmo com alguém que não seja gentil conosco. Só podemos fazer isso se estivermos cientes de que Deus também é bondoso conosco sem que o mereçamos. Qualquer pessoa que demonstre bondade para com os outros no espírito e em nome de Deus honra a Deus e será feliz. Afinal, a gentileza e a bondade fazem parte do fruto do espírito que Deus quer produzir em nós.
“Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas” (Efésios 2: 10).
“Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade” (Filipenses 2:13).
Leitura diária da Bíblia: Gênesis 19: 23 - 38; Salmo 2: 1 - 6
Nenhum comentário:
Postar um comentário