Diz o ditado que as palavras instruem e os exemplos inspiram. O livro de Ageu ilustra esse ditado para o trabalho no reino de Deus.
Um pequeno número de judeus havia retornado a Jerusalém do cativeiro babilônico. Eles receberam ordens do rei Ciro da Pérsia para reconstruir a casa de Deus. Essa era a vontade de Deus. E assim aconteceu: os judeus começaram diligentemente a construir o altar e a lançar os alicerces do templo. Mas, em algum momento, o trabalho foi interrompido. O inimigo entrou no caminho e a atitude interna do pequeno remanescente de judeus se concentrou apenas em seus próprios interesses. Nada aconteceu por um bom tempo (cf. Esdras 4).
Então, o velho profeta Ageu apareceu e falou à consciência dos judeus. E o Espírito de Deus envolveu os ouvintes de tal forma que, em três semanas, foi tomada a decisão de retomar o trabalho na casa de Deus. Eles entraram em ação espontaneamente, começando pelos mais respeitados do povo, o sumo sacerdote Josué e o governador Zorobabel, que vinha da linhagem real de Davi. A causa do Senhor estava particularmente próxima de seus corações.
Zorobabel e Josué cooperaram ativamente entre si (cf. Zacarias 4:9) para que os outros judeus pudessem seguir seu exemplo. O exemplo deles inspirou outros.
Qualquer pessoa que queira contribuir para a honra do Senhor e o bem-estar do povo de Deus hoje deve se permitir ser despertada. Nosso coração deve arder pelo Senhor e por seus interesses. E se estivermos em condições de fazê-lo, nós mesmos daremos uma mão e contagiaremos os outros com ela.
Leitura diária da Bíblia: Gênesis 30: 1 - 24; Salmo 17: 1 - 7
Nenhum comentário:
Postar um comentário