quarta-feira, 14 de maio de 2025

Porque Esdras tinha disposto o coração para buscar a Lei do SENHOR, e para a cumprir, e para ensinar em Israel os seus estatutos e os seus juízos. Esdras 7:10

Investigar, viver e transmitir

Esdras era um sacerdote de Deus que havia retornado a Jerusalém com outros judeus após o cativeiro na Babilônia. Seu temor a Deus e seu comportamento como homem de fé são exemplares para nós.

No versículo de hoje, o Espírito Santo descreve como Esdras lidou com a lei, a palavra de Deus. Esse princípio de três etapas pode servir de modelo para nós; ele ainda é válido hoje: a palavra de Deus deve primeiro ser pesquisada pessoalmente e absorvida pelo coração. Em seguida, o que foi aprendido deve ser colocado em prática na vida cotidiana.

E, finalmente, o crente está em condições de transmitir o que aprendeu a outros.

Na segunda carta a Timóteo, encontramos novamente essa importante sequência. Cada um dos três pontos é introduzido com “Mas tu”.

No capítulo 3:10, Paulo escreve ao seu companheiro mais jovem: “Tu, porém, tens seguido, de perto, o meu ensino ...” Timóteo era um ouvinte atento.

Nos versículos 14 e 15 do mesmo capítulo, Paulo continua: “Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste e de que foste inteirado, sabendo de quem o aprendeste e que, desde a infância, sabes as sagradas letras.”

Agora era uma questão de nos apegarmos e vivermos a verdade que tínhamos ouvido e lido.

E, finalmente, lemos no capítulo 4:5: “Tu, porém, sê sóbrio em todas as coisas, suporta as aflições, faze o trabalho de um evangelista, cumpre cabalmente o teu ministério” O que Timóteo havia reconhecido e vivido pessoalmente, ele agora deveria transmitir a outros: anunciar o evangelho entre os incrédulos e ensinar os crentes.

Leitura diária da Bíblia: Gênesis 25: 19 - 34; Salmo 10: 1 - 11

Nenhum comentário:

Postar um comentário