segunda-feira, 5 de maio de 2025

Não atente cada um para o que é propriamente seu, mas cada qual também para o que é dos outros. Filipenses 2:4

Egocentrismo: uma característica de nossa sociedade

Há algum tempo, ouvi uma discussão em um programa de rádio sobre a diferença entre “estar sozinho” e “estar solitário”. Todos os participantes eram da opinião de que estar sozinho é desejável e é possível quando não se está em um relacionamento sério. Isso o livra do “dever” de ser atencioso e responder a alguém. O contato com os outros é, então, cem por cento autodeterminado. Essas declarações são evidências do crescente egocentrismo em nossa sociedade. Às vezes, ouvimos em tom de brincadeira: “Quando todo mundo pensa em si mesmo, todo mundo é pensado”. Mas o que deveria soar engraçado, infelizmente, muitas vezes é amargamente sério. De uma perspectiva bíblica, não deveria ser: “Se todos pensarem no outro, todos serão considerados”?

O zeitgeist [espírito do tempo] diz: “Tenho que fazer algo bom para mim mesmo”. A mídia, o aconselhamento psicológico e os guias de gestão enfatizam a importância de se sentir bem pessoalmente.

Mas se eu apenas “cuidar de mim mesmo”, então não entendi o que significa “cuidar também do bem-estar dos outros”. Portanto, nosso versículo do dia mostra o princípio: primeiro a outra pessoa, depois eu. A viúva com Elias ilustra esse princípio: ela deveria primeiro fazer um bolo para Elias e depois para si mesma e para seu filho faminto (1 Reis 17:13).

Lembremo-nos de nos concentrar menos em nós mesmos e em nossas necessidades e mais nas necessidades dos outros e satisfazê-las na medida do possível. O Senhor é o nosso modelo para isso. É por isso que nosso versículo do dia é seguido pelo convite: “Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus” (Filipenses 2:5).

Leitura diária da Bíblia: Gênesis 21: 22 - 34; Salmo 4: 1 - 8

Nenhum comentário:

Postar um comentário