segunda-feira, 24 de junho de 2019

Eis que o meu Servo procederá com prudência; será exaltado e elevado e será mui sublime. Isaías 52:13


Quem é o "servo"?

O profeta Isaías fala freqüentemente de um servo do Senhor. Mas obviamente nem sempre é a mesma pessoa. Porque as declarações sobre "o servo" são muito diferentes!

Positivamente diz: "Eis aqui o meu servo, a quem sustenho; o meu escolhido, em quem a minha alma se compraz ... Não esmagará a cana quebrada, nem apagará a torcida que fumega" (Capítulo 42:1 - 4.). O Novo Testamento nos mostra em Mateus 12: 18 - 21: Este servo é Cristo.

Negativamente, diz sobre outro servo: "Quem é cego, como o meu servo, ou surdo, como o meu mensageiro, a quem envio?" (Cap. 42: 19). É dito dele no capítulo 43:.24: "me deste trabalho com os teus pecados e me cansaste com as tuas iniqüidades." Esse servo é o povo de Israel.

Do servo justo, lemos: "Pouco é o seres meu servo, para restaurares as tribos de Jacó e tornares a trazer os remanescentes de Israel; também te dei como luz para os gentios, para seres a minha salvação até à extremidade da terra" (capítulo 49: 6). "O meu Servo, o Justo, com o seu conhecimento, justificará a muitos, porque as iniqüidades deles levará sobre si" (capítulos 53: 11). Mais uma vez é Cristo.

Além do fato de que Deus também chama o Rei Ciro de seu servo, ainda há citações sobre o servo abençoado por Deus, Jacó, o Israel renovado (Ex. capítulos 45. 1 - 5).

Então, vemos tanto servo Israel (que falhou) como também Cristo (que atuou inteligentemente) e finalmente o remanescente de Israel sob a bênçãos futuras reinado de Cristo (salvo, abençoado).

Nenhum comentário:

Postar um comentário