domingo, 9 de junho de 2019

Pois, em um só Espírito, todos nós fomos batizados em um corpo, ... E a todos nós foi dado beber de um só Espírito. 1 Coríntios 12: 13


Mesmo no Antigo Testamento, lemos sobre a eficácia do Espírito Santo, por exemplo, na criação: "O Espírito de Deus pairava sobre as águas", ou "Façamos homens" (Gênesis 1: 2, 26). E quando os profetas falaram às pessoas sobre as palavras de Deus, eles foram "movidos pelo Espírito Santo” (2 Pedro 1: 21).

Mas o Espírito de Deus nunca habitou como pessoa na terra, como Ele agora habita na "igreja de Deus", na totalidade dos crentes e individualmente em cada crente. É verdade que a glória de Deus veio do céu para encher o santuário no deserto e depois no templo. E depois que essa glória deixou o templo por causa da infidelidade de Israel, o Espírito ainda agia aqui e ali. Sempre havia algumas pessoas piedosas que se conheciam e tinham comunhão uns com os outros (Malaquias 3:16).

Mas que o Espírito Santo seria enviado do céu para a terra para habitar nos discípulos e na igreja de Deus - isso era algo completamente novo. Ao vir após a ascensão de Cristo, o corpo veio a existir, que a Palavra de Deus chama de "corpo de Cristo" e que encerra todos os crentes na terra. Agora, neste único Espírito, "todos são batizados em um só corpo", e a cada um é "dado beber de um só Espírito".

Que graça significa para nós, como crentes, que o Espírito de Deus habita em nós, este divino Consolador e Guia, que "nos guia em toda a verdade" e recebe dos tesouros de Cristo, para nos anuncia! (João 16: 13, 14).

Nenhum comentário:

Postar um comentário