Visto que obedecestes ao mandamento de Jonadabe, vosso pai, e guardastes todos os seus mandamentos, ... assim diz o SENHOR dos Exércitos, ...: Nunca faltará varão a Jonadabe, filho de Recabe, que assista perante a minha face todos os dias. Jeremias 35: 18, 19
Os Recabitas eram uma família especial. Mais de 200 anos após a morte de seus antepassados Recabe e Jonadabe, todos ainda eram reconhecidos pelas mesmas características familiares: Não beberam vinho, viviam em tendas, não semeavam campos e não plantavam vinhas.
Deus usou suas vidas como um exemplo para o povo apóstata de Judá e Jerusalém: Os recabitas guardaram os mandamentos de seus ancestrais - que eram apenas humanos - mas Judá se recusou a obedecer ao Deus vivo. Que repreenção séria para esse povo!
Os recabitas estavam dispostos a obedecer, mesmo que isso significasse abnegação. Nisso eles também são um modelo para nós hoje. Pois sua vida era como a de Abraão, que na fé é "nosso Pai" (Romanos 4: 16). Ele também levou a vida de um estranho e não se estabeleceu na terra.
Mas não devemos apenas imitar as características externas de tais modelos. Antes, devemos imitar a fé daqueles que eram nossos pais ou líderes espirituais (Hebreus 13: 7). Precisamos obedecer a Deus, mesmo que isso custe a abnegação.
A vida dos Recabitas foi baseada em valores concretos. Eles não queriam desistir deles em favor de seu bem-estar pessoal. E eles não os consideravam sem importância apenas porque eram muito velhos. Nossos valores como crentes hoje estão enraizados na Palavra de Deus, escrita milênios atrás, mas ainda viva e eficaz se a obedecermos. E nós mantemos esses valores não porque são antigos, mas porque são verdadeiros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário