quarta-feira, 26 de junho de 2019

Somente em Deus, ó minha alma, espera silenciosa; dele vem a minha salvação. Só ele é a minha rocha, e a minha salvação, e o meu alto refúgio; não serei abalado. Salmo 62: 1, 2


Declarações claras e ousadas, cheias de força e confiança. Não há desejos ou pedidos, mas fatos. Infelizmente, muitas vezes longe de como é conosco!

Davi diz: "Somente em Deus ...", mas muitas vezes temos segurança adicional em mente: humanas ou recursos naturais.

Continua: "... espera silenciosa ..." Este não é um silêncio paralisante, mas submissão silenciosa. Assim fala uma confiança que coloca a vida e as circunstâncias nas mãos de Deus. Por outro lado conosco, não é muitas vezes esperança e ansiedade, misturado com receio e preocupação? Mas aqui tudo parece tão calmo, tão seguro e tão diferente de nós!

"Dele vem a minha salvação". Davi já está ouvindo os passos da salvação que se aproximam.

"Só ele é minha rocha e a minha salvação, e meu alto refúgio". Deus é seu alicerce, seu salvador, sua proteção. A salvação vem aqui de maneira diferente do que no versículo 2, não somente de Deus, aqui ele mesmo é a salvação. Quantas vezes Davi experimentou isso! "Não serei abalado". Sim, Davi sabe que ele pode cambalear e tropeçar, mas ele também sabe que nunca vai cair ou afundar. Ele pensa no inimigo aqui, como ele ataca, derruba, precipita e engana? (v. 4, 5). Também para nós, o pensamento no futuro pode dissipar alegria e confiança.

Tudo isso é mais do que apenas um desejo ou uma oração. É convicção ganha nos tempos difíceis da vida. Essa atmosfera de confiança molda todo o Salmo.

Tomemos essas palavras para o dia! Pensemos nisso! Elas acalmarão nossos corações e direcionarão nosso olhar para nosso Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário