quinta-feira, 20 de junho de 2019

Irmãos, por isso, fomos consolados acerca de vós, pela vossa fé, apesar de todas as nossas privações e tribulação, porque, agora, vivemos, se é que estais firmados no Senhor. Orando noite e dia, com máximo empenho, para vos ver pessoalmente e reparar as deficiências da vossa fé? 1 Tessalonicenses 3: 7, 8, 10


Fé (2)

A aflição e a perseguição põem à prova a fé dos tessalonicenses. O apóstolo Paulo teve que deixá-los; mas em sua preocupação pela jovem congregação, ele enviara Timóteo para eles. E ele pôde trazer "boas notícias da fé e do amor" deles, ao apóstolo em seu retorno (v. 6).

Se os cristãos guardam a fé em seus corações, então "permanecem firmes no Senhor". Isso deu grande prazer ao apóstolo e consolou-o em suas próprias aflições. Ele sentia profundamente com os tessalonicenses, que foram expostos a tais tentações assim que se converteram. Até o momento em que Paulo soube que eles tinham resistido às provações, ele se parecia com um homem próximo da morte. As boas novas que recebeu de Timóteo o trouxeram de volta à vida: "agora, vivemos, se é que estais firmados no Senhor".

Embora a fé desses primeiros cristãos fosse tão brilhante, era necessário que aumentasse. É isso que o versículo 10 nos mostra: na fé deles estava faltando alguma coisa, no sentido de que eles ainda não estavam familiarizados com toda a verdade revelada. O que eles já viram na fé, viram claramente. Mas eles ainda não viam tudo o que era para ser visto pela fé.

O apóstolo ansiava por ver os tessalonicenses novamente e introduzi-los em outras partes da verdade divina. Também nesta carta ele revela algo que não conheciam antes (ver capítulos 4: 13 - 18).

Nenhum comentário:

Postar um comentário