sábado, 8 de junho de 2019

Porém o povo não atendeu à voz de Samuel e disse: Não! Mas teremos um rei sobre nós. Para que sejamos também como todas as nações. 1 Samuel 8: 19, 20


Quando o profeta Samuel, o último juiz de Israel, envelheceu, o desejo de um rei surgiu em Israel. Assim mostrou desconfiança de Deus e de sua liderança (v. 7). Assim como Israel muitas vezes servia aos ídolos das nações no tempo dos juízes, agora exigia um rei, como as nações o tinham. Deus tinha advertido o povo por Samuel, mas Israel não queria ouvir. Deus deu-lhes um rei, que não correspondia aos Seus pensamentos, mas às idéias deles. Vemos as tristes conseqüências no decorrer do primeiro livro de Samuel. Deus havia redimido os israelitas da escravidão no Egito para que pudessem servi-Lo na terra que lhes dava. Por conseguinte, os remidos são hoje chamados a servir a Deus em todas as coisas. Mas nossas decisões são frequentemente influenciadas por nossas próprias idéias ou pelo espírito do tempo. Isso pode nos levar a separar-se literalmente de Deus. Mas então Deus não pode nos conduzir segundo a Sua boa vontade e perdemos a bênção que vem com ela.

Nosso amoroso Deus e Pai nos dá recursos para nos ajudar a reconhecer Sua vontade para nossas vidas. Então deve ser nosso desejo e oração de nos deixarmos levar por Ele (ver João 7: 17). Então Ele pode nos mostrar Sua vontade, seja através de Sua Palavra, quando a lemos em oração, seja através de certas circunstâncias externas, ou através do conselho de outros crentes.

Mas nunca devemos insistir em idéias próprias e forçar algo de Deus. Se nos permitirmos ser guiados por Ele, o resultado será a paz interior. Somos salvos de decisões erradas, e guiados por um caminho de bênção. Nosso Deus e Pai sempre tem o melhor em mente para nós; Ele quer nos abençoar! (Filipenses 4: 6, 7).

Nenhum comentário:

Postar um comentário