sexta-feira, 14 de junho de 2019

Porém, se vos parece mal servir ao SENHOR, escolhei, hoje, a quem sirvais: se aos deuses a quem serviram vossos pais que estavam dalém do Eufrates ou aos deuses dos amorreus em cuja terra habitais. Josué 24: 15


Deuses de hoje

Em segundo lugar, Josué menciona os "deuses dos amorreus em cuja terra habitais". Certa vez ele havia lembrado ao povo como Deus havia expulsado os inimigos deles. Ele os havia exortado: "Esforçai-vos, pois, muito ... Não façais menção dos nomes de seus deuses, ... nem os sirvais, nem os adoreis" (capítulo 23: 6 - 7).

Se eles fossem infiéis, Deus não expulsaria os inimigos diante deles, mas seriam a armadilha para eles. E foi exatamente isso que aconteceu: repetidas vezes os povos sobreviventes de Canaã foram motivo de ruína para eles.

Os "deuses de hoje" são as influências do mundo ao nosso redor. São seus valores que se nos apresentam. O que é importante para nós? O que é importante para o mundo ou o que é importante para o Senhor? Os tessalonicenses tinham escolhido na sua conversão "servir o Deus vivo e verdadeiro e para aguardar dos céus o seu Filho". Foi precisamente nisso que consistiu a conversão "dos ídolos" do seu tempo. E seu comportamento era prova de que sua fé era real (1 Tessalonicenses 1: 8-10).

Nenhum crente pode "sair do mundo", ele não pode deixar a sociedade humana. E também fazemos uso de muitas coisas no mundo, mas não como se o mundo fosse nossa verdadeira esfera de vida. Assim, apesar de estarmos "no mundo", não somos "do mundo", como nosso Senhor não era do mundo (1 Coríntios 7: 31, João 17: 16).

Nenhum comentário:

Postar um comentário