sábado, 18 de janeiro de 2020

Toda a Escritura é inspirada por Deus. 2 Timóteo 3: 15


Imaginemos que apenas os pensamentos dos escritores foram induzidos (inspirados) por Deus e que Deus deixou a escrita da Bíblia inteiramente por conta deles. Então nunca poderíamos ter certeza se Deus realmente queria dizer exatamente o que a Bíblia diz! No entanto, a palavra bíblica de hoje deixa claro que a inspiração está relacionada à palavra escrita.

“Toda a escritura” - são as escrituras sagradas do Antigo Testamento, mas também os livros do Novo Testamento que já estavam disponíveis ou ainda iriam ser escritos (comparar 1 Timóteo 5: 18 com Lucas 10: 7; 2. Pedro 3: 15, 16; João 14: 26; 16: 12 - 14). A Sagrada Escritura é assim, como foi escrita, na sua totalidade e em todas as suas partes "inspirada por Deus". É por isso que também falamos da inspiração literal da Bíblia (inspiração verbal).

Não podemos explicar como foi a inspiração em detalhes. Em alguns lugares, podemos ver com que cuidado os escritores pensaram sobre a escrita (por ex. Lucas 1: 1 - 4; Judas v. 3). Então, os diferentes estilos de escritores individuais também se destacam. Portanto, seria inapropriado falar de um "ditado" das escrituras bíblicas. Mas Deus encheu os escritores tão completamente com seu Espírito quando eles escreveram os livros individuais que o que eles escreveram foi palavra por palavra "inspirada por Deus". A orientação clara do Espírito de Deus descartou completamente as falhas e erros humanos. Portanto, as Escrituras são a Palavra de Deus completamente confiável.

"...o que por Deus nos foi dado gratuitamente disto também falamos, não em palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas ensinadas pelo Espírito, conferindo coisas espirituais com espirituais.“ 1 Coríntios 2: 12, 13

Nenhum comentário:

Postar um comentário