quarta-feira, 11 de março de 2020

Admoesto-te, pois, antes de tudo, que se façam deprecações, orações, intercessões e ações de graças por todos os homens, pelos reis e por todos os que estão em eminência, … porque isto é bom e agradável diante de Deus, nosso Salvador. 1 Timóteo 2: 1 - 3


Paulo tem várias orientações para Timóteo. O apóstolo coloca a oração como particularmente importante. Por isso devemos levar esse apelo muito a sério.

Devemos orar por todas as pessoas - não apenas pelas pessoas de um determinado povo ou de um determinado grupo. O Salvador Deus tem todas as pessoas em mente. Isso não significa que devemos orar por cada uma das 7,6 bilhões de pessoas na terra. Mas não há ninguém por quem não possamos orar. De qualquer forma, devemos orar por aqueles com quem estamos direta ou indiretamente envolvidos.

Por quem oramos? Por nós mesmos, por nossa família, por parentes ou amigos, por conhecidos crentes, por todos os crentes? O círculo é sempre pequeno demais, devemos orar por todas as pessoas. Isto inclui, por exemplo também nossos vizinhos e colegas de trabalho incrédulos.

Como oramos? Relativamente irregular, relativamente curto, relativamente não envolvido, relativamente superficial, relativamente ...?
  • Rogamos implícita e urgentemente, repetidas vezes como Daniel? (Daniel 6: 11; 9: 3, 18, 20). 
  • Oramos seriamente como Elias? (Tiago 5: 17). 
  • Intercedemos como Moisés repetidas vezes? (Números 11: 2; 12: 13). 
  • Agradecemos como Paulo sempre fazia? (Romanos 1: 8; 1 Coríntios 1: 4; Efésios 1: 16.).


“Reis e por todos os que estão em eminência" são mencionados separadamente. Oremos para que eles mantenham a paz e a ordem e para que o evangelho possa ser pregado livremente, porque Deus quer que todos os homens sejam salvos.

Tal vida de oração é boa e agradável diante de nosso Deus Salvador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário