Alegro-me nas tuas promessas, como quem acha grandes despojos. Salmo 119: 162
O pastor Theodor Fliedner (1800-1864) é um dos "Pais da Missão Interior" na Alemanha. Ele teve um grande impacto nos cuidados pastorais e na diaconia.
Enquanto estudava teologia, Fliedner ainda era principalmente influenciado pelo racionalismo crítico da Bíblia. Quando jovem pastor, ele chega a Kaiserswerth, perto de Düsseldorf. Lá, ele teve que ouvir uma vez em 1822: "Eles podem nos dar sermões lindos, mas não pregam o evangelho certo".
Naquela época, Fliedner via Jesus como o grande modelo para uma vida virtuosa e a levava muito a sério. Mas ele ainda não o conhecia como seu Redentor. Viagens à Holanda e Inglaterra conectam-no a muitos cristãos nascidos de novo que seguem o Senhor com todo o coração. E então Fliedner chega à fé viva em Cristo e sua expiação. Em retrospecto, Fliedner escreve que "sua crença anterior ainda não era a correta". Antes que ele "pudesse pregar outro Cristo como poder divino e sabedoria divina", ele precisava de outra coisa, a saber "fé em Cristo como nosso Senhor e Deus" e "renascimento através da renovação do Espírito Santo em vivo e completo arrependimento".
A Bíblia ocupa então um lugar de destaque na família Theodor Fliedner. Seu filho Fritz Fliedner escreve sobre isso: “Decorar passagens da Bíblia sempre foi o melhor presente de Natal que nós, filhos, podíamos dar a nosso pai Theodor Fliedner. Que alegria para nós dois, pai e filho, quando pude recitar toda a carta aos Romanos para ele no Natal! E isso permaneceu uma tradição em nossa família".
Sim, é muito útil e valioso se não apenas tivermos em mente os principais versículos da Bíblia, mas também o contexto de capítulos ou cartas inteiras! É a Palavra de Deus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário