segunda-feira, 16 de março de 2020

Então, disse o SENHOR a Moisés: Vai, desce; porque o teu povo, ... se corrompeu, ... fez para si um bezerro fundido, e o adorou. Êxodo 32: 7, 8


Deus percebe muito bem quando seu povo ignora sua palavra e age com vontade vergonhosa. Aqui no Sinai, Ele diz a Moisés: “Tenho visto este povo, e eis que é povo de dura cerviz. Agora, pois, deixa-me, para que se acenda contra eles o meu furor, e eu os consuma; e de ti farei uma grande nação.” (v. 9, 10).

Quando Deus anuncia a Moisés que o fará um grande povo, é ao mesmo tempo um reconhecimento e uma prova de Moisés. Deus reconhece que Moisés é fiel e que seu coração bate por Deus e pelo povo de Deus. E agora o pensamento de que o próprio Moisés poderia se tornar o progenitor de um grande povo - é uma idéia tentadora! Como Moisés lida com isso? Ele agora pensa em sua própria vantagem?

O povo fez algo que Deus tem que julgar … Infelizmente, não posso impedi-lo ... Deus quer seguir comigo ... Então quero aceitar isso também. - Mas Moisés não fala assim! Ele rejeita esse pensamento. Que impressionante! Naquela época, no Egito, ele não queria nada do mundo - agora ele não quer nada para si. Aqui Moisés é um modelo para todo servo de Deus e uma figura de Cristo, porque ele age como Ele.

Moisés se volta para Deus, implora e diz a ele o que aconteceria se Israel não viesse à terra da promessa. O que os egípcios diriam? Deus ainda seria Deus se ele quebrasse sua palavra e desistisse de suas promessas a Abraão, Isaque e Jacó? Moisés pergunta corajosamente: "Torna-te do furor da tua ira e arrepende-te." Com devoção total, ele defende a glória de Deus e o povo de Deus. E qual é o resultado? "Então, se arrependeu o SENHOR do mal que dissera havia de fazer ao povo." (v. 12 - 14).

Nenhum comentário:

Postar um comentário