segunda-feira, 2 de março de 2020

Tomou o manto que Elias lhe deixara cair, feriu as águas e disse: Onde está o SENHOR, Deus de Elias? Quando feriu ele as águas, elas se dividiram para um e outro lado, e Eliseu passou. 2 Reis 2: 14


Atrás de Eliseu, estava um longo e marcante dia em que ele acompanhou o idoso profeta Elias: de Gilgal, via Betel e Jericó, até o outro lado do Jordão. Ele serviu a Elias por muitos anos, agora ele está prestes a tomar seu lugar. Elias sobe ao céu num redemoinho, e Eliseu pega o manto de Elias.

Eliseu é um homem de fé, e é por isso que suas palavras parecem estranhas, incomuns para nós: “Onde está o Senhor Deus de Elias?” Alguém pode pensar que ele duvida da presença de Deus. Mas esse não é o caso! “Os filhos dos profetas”, os discípulos dos profetas, deviam reconhecer que “o espírito de Elias” estava sobre ele (v. 15). E assim Eliseu pega o manto, fere as águas e divide o Jordão. Ele mostra que "o Deus Elias" está com ele.

Vamos comparar suas palavras com o comportamento dos discípulos dos profetas: Eles pedem a ele permissão para procurar Elias nas montanhas e vales. No entanto, como é de se esperar, a busca fica sem êxito. Eliseu comenta isso com as palavras: "Não vos disse que não fôsseis?" (V.16 - 18).

Como reagimos quando um líder espiritual deixa o cargo entre os fiéis? Não nos sentimos muitas vezes desamparados, procurando desesperadamente um substituto para a lacuna que surgiu e nos perguntando: Como vai continuar agora? Os discípulos dos profetas querem saber onde Elias está, mas Eliseu tem o Deus de Elias em mente. Não devemos nos apegar a um irmão, mas contar com o Deus desse irmão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário