segunda-feira, 9 de março de 2020

Porque disse Davi: Qualquer que primeiro ferir os jebuseus será chefe e comandante. Então, Joabe, filho de Zeruia, subiu primeiro e foi feito chefe. 1 Crônicas 11: 6


À primeira vista, a figura de Joabe, comandante de Davi, pode parecer-nos sombria e pouco transparente. Por um lado, o encontramos intransigentemente do lado de Davi, o rei ungido por Deus. Ele não o deixou nem quando Davi teve que fugir de Absalão. E quando Davi estava prestes a contar Israel e pecar, foi Joabe quem o aconselhou com insistência a desistir (1 Crônicas 21: 3).

Por outro lado, vemos Joabe lutando implacavelmente em proveito próprio, por honra e poder. Mesmo em assassinar Abner, que ele via como rival, ele não se intimidou (2 Samuel 3: 22 - 27).

Essa característica também ficou evidente em Joabe durante a captura de Jerusalém. Lá, ele alcançou seu objetivo de se tornar comandante de Davi. É digno de nota que nenhum dos heróis mencionados em 1 Crônicas 11 foi o primeiro a entrar em Jerusalém e se tornar um líder militar. Eles não buscaram essa glória, mas Joabe. Esses heróis ganharam reputação quando Davi ainda estava fugindo do rei Saul. Mas o motivo deles não era sua própria honra, mas eles arriscaram suas vidas por amor a Davi. Lemos apenas sobre a atividade de Joabe depois que Davi foi reconhecido como rei.

O próprio Davi parece ter tolerado Joabe por causa de seu parentesco, mas teve que reclamar: "Estes homens, filhos de Zeruia, são mais duros do que eu." Quando Joabe finalmente se levantou contra Salomão, o herdeiro do trono, e unindo-se à rebelião de Adonias o juízo veio conta dele (2 Samuel 3: 39; 1 Reis 2: 28 - 34).

Ainda hoje existe o perigo de lutarmos por validade e "glória vã" em vez de darmos a honra só ao nosso Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário