sábado, 21 de março de 2020

E obrigaram a Simão Cireneu, que passava, vindo do campo, pai de Alexandre e de Rufo, a carregar-lhe a cruz. Marcos 15: 21


Simão de Cirene - um homem que é mencionado apenas uma vez na Bíblia. O Senhor Jesus foi condenado à morte, maltratado, espancado e torturado pelos soldados. Agora Ele é levado para ser crucificado. E aqui ele encontra Simão de Cirene. Ele não é um caçador de sensações que quer testemunhar a crucificação. A Bíblia o chama de "um homem que passa", alguém que quase "acidentalmente" encontra o Salvador. Os soldados devem "forçá-lo" a carregar a cruz.

Simão é o pai de Alexandre e Rufo, uma referência pessoal peculiar neste evangelho. Parece que os participantes eram conhecidos pelos destinatários. Simão era conhecido como cristão quando o Evangelho de Marcos foi escrito? Se Marcos, como diz a tradição, escreveu seu evangelho em Roma, talvez possamos procurar os filhos de Simão lá em Roma? Paulo menciona um "Rufo, o escolhido no Senhor" em Romanos 16: 13 e envia seus cumprimentos de Corinto. Se as duas pessoas com o nome Rufo são idênticas? A Bíblia está calada nisso.

Mas Deus achou importante informar que Simão de Cirene era o pai de Alexandre e Rufo. Mais uma vez - uma referência emocionante, porque muito pessoal, quase privada, em um evangelho destinado ao público. Uma observação sobre um homem que nos seria completamente desconhecido se ele não tivesse tido esse encontro com o Senhor Jesus. Simão de Cirene, um homem que o Salvador viu e cujo nome foi registrado nas Escrituras desde sempre. Não é, portanto, um incentivo para nós, tendo em vista sua e minha história desconhecida
?

Nenhum comentário:

Postar um comentário