sexta-feira, 30 de outubro de 2020

Compra a verdade e não a vendas; sim, a sabedoria, e a disciplina, e a prudência. Provérbios 23: 23

Verdade, sabedoria, prudência - onde são encontrados estes "bens"? Junto a Deus. E Deus também revela ao homem como ele pode obtê-los: "Eis que o temor do Senhor é a sabedoria, e apartar-se do mal é a inteligência" (Jó 28: 28).

E quanto a recompensa? Quanto custam esses valores?


“Não se dará por ela ouro fino, nem se pesará prata em câmbio dela. ... Ela faz esquecer o coral e as pérolas; porque a aquisição da sabedoria é melhor que a dos rubis” Jó 28: 15, 18.


Mas por que ainda diz: “Compre!”? Pelo simples motivo: quem deseja adquirir a verdade e a sabedoria divina deve renunciar a tudo que possa impedi-lo de fazer a vontade de Deus. E quando se tem verdade e sabedoria, é importante preservá-las e viver de acordo com ela.


Foi demonstrado que o profeta Eliseu “comprou” a verdade quando deixou seu pai e sua mãe para seguir Elias.


Com os discípulos Pedro e João a "compra" ficou evidente quando eles deixaram tudo para seguir o Senhor Jesus. E não as "venderam" depois para evitar a perseguição e açoites. Pelo contrário, eles regozijando-se de terem sido julgados dignos de padecer afronta por Cristo (Mateus 4: 18 - 22; Atos 5: 41).


O apóstolo Paulo “comprou”, ao “considerar tudo como perda por causa da excelência do conhecimento de Cristo Jesus”. Ele não “vendeu” a verdade para acabar com as perseguições que sofreu (Filipenses 3: 8; 2 Timóteo 4: 7).


Quanto vale a verdade para nós?

Nenhum comentário:

Postar um comentário