quinta-feira, 1 de outubro de 2020

Elias passou por ele e lançou a sua capa sobre ele. Então, deixou ele os bois, e correu após Elias, e disse: Deixa-me beijar a meu pai e a minha mãe e, então, te seguirei. 1 Reis 19: 19, 20

Um dia, um homem vem ao Senhor Jesus e diz: “Eu te seguirei, Senhor; mas primeiro deixe-me dizer adeus aos que estão em minha casa.” O Senhor vê seu coração ... como ele “olha para trás” ... vê como os parentes do homem aparentemente ainda ocupam o primeiro lugar em seu coração. Por isso lhe responde com seriedade: “Ninguém que lança mão do arado e olha para trás é apto para o Reino de Deus” (Luc 9: 61, 62).

O desejo de Eliseu pode ser avaliado de forma semelhante? Não! A conexão aqui mostra claramente: Eliseu olha objetivamente para a frente, enquanto o homem, no Evangelho de Lucas, obviamente olha para trás com saudade.

Eliseu deixa claro que ele está falando sério, porque quebra todas as pontes atrás de si: a junta de bois, com a qual arava, é abatida, e a carne é cozida com os aparelhos dos bois. Então ele não pode mais voltar ao seu antigo trabalho!

E a decisão de Eliseu lhe custa algo! Porque quem ara com doze juntas de bois é rico - mas ser profeta no reino de Acabe e Jezabel não é um salto na carreira. Isso é declínio social. Mas Eliseu opta pelo serviço para Deus, pelo serviço do seu povo, de forma semelhante a Moisés que queria "antes, ser maltratado com o povo de Deus" do que desfrutar de vantagens terrenas ou alegrias pecaminosas (Hebreus 11: 25, 26).

E Eliseu continua consistente. Quando, alguns anos depois, Elias vai "no vento tempestuoso para o céu", Eliseu não só rasga suas roupas em sinal de luto, mas as rasga "em dois pedaços" e com isso se torna inútil. Então, ele pega a capa de Elias e assume o serviço profético, resoluta e consistentemente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário