segunda-feira, 19 de outubro de 2020

O teu reino é um reino eterno; o teu domínio estende-se a todas as gerações. O SENHOR sustenta a todos os que caem e levanta a todos os abatidos. Salmo 145: 13 - 14

Uma compilação interessante! Um versículo descreve a grandeza, glória e domínio de Deus; a outra, imediatamente a seguir, fala da misericórdia de Deus.

O Salmo 113 também conecta o poder de Deus com sua compaixão: “Quem é como o SENHOR, nosso Deus, que habita nas alturas?” E: “que do pó levanta o pequeno e, do monturo, ergue o necessitado” (Salmo 113: 5, 7).


Similarmente em Isaías 40. Lá Deus pergunta: “A quem pois me fareis semelhante, para que lhe seja semelhante?” E então Ele se apresenta como o mestre das estrelas: “quem a todas chama pelo seu nome.” Mas então Ele diz que Ele “dá vigor ao cansado e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor”. Sim, “Deus é mui grande; contudo, a ninguém despreza” (Isaías 40: 25, 26, 29; Jó 36: 5).


Aqui o Senhor apóia “todos os que caem”. Estão fracos. E podem cair e tombar, mas “não ficará prostrado, pois o SENHOR o sustém com a sua mão” (Salmo 37: 24). Podemos tropeçar, cair, mas não ficaremos prostrados!


O SENHOR levanta todos os que estão abatidos. Eles também são fracos. Eles estão deprimidos pelas dificuldades da vida, às vezes oprimidos por outras pessoas. Assim como a "mulher que tinha um espírito de enfermidade havia já dezoito anos", eles estão curvados, deprimidos e "incapazes de se levantar". Uma imagem triste! (Lucas 13: 11).


Essas pessoas sentem profundamente como são fracas e como falham e, ao mesmo tempo, experimentam como Deus as apóia e ajuda. É justamente nas provações de suas vidas que eles conhecem seu mestre! Que Deus: tão grande e ao mesmo tempo tão cheio de compaixão e misericórdia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário