sábado, 3 de outubro de 2020

E disse o SENHOR a Abrão, ...: Levanta, agora, os teus olhos e olha desde o lugar onde estás, para a banda do norte, e do sul, e do oriente, e do ocidente! Gênesis 13: 14

Por ordem de Deus, Abraão deixou sua terra, parentes e a casa de seu pai para ir para a terra de Canaã. Quando foi necessário separar-se de seu sobrinho Ló, ele deu-lhe a opção de ir para a esquerda ou para a direita. Então Ló “ergueu os olhos” e decidiu escolher o que seus olhos gostavam. Então ele escolheu a planície fértil do Jordão - embora a pecaminosa cidade de Sodoma fosse muito próxima. Mas Abraão permaneceu na região montanhosa menos fértil de Canaã.

Nessa situação, Deus fala com ele: “Levanta os teus olhos!” Ele expressa por assim dizer: Ao contrário de Ló, você renunciou a deixar-se guiar pelo que teus olhos gostam. Para isso, quero abrir teus olhos para o quão extensa e espaçosa é a terra que eu quero te dar. Você seguiu minha palavra e mudou-se para cá. Você não precisa se mudar para outra terra novamente. Não, do lugar “onde você está”, posso mostrar-te toda a sua amplitude em todas as direções. Você pode andar em toda a sua extensão e largura como a terra que eu quero dar a você e teus descendentes para sempre.

Conhecemos uma situação de alguma forma comparável? Talvez nós também tenhamos agido por uma disposição espiritual e altruísta e tenhamos que viver com as consequências adversas. E agora corremos o risco de ficar desanimados ou forçar convulsivamente uma saída.

Então Deus quer nos encorajar também: Levante os olhos e olhe em todas as direções de onde você está. Veja todo o leque de possibilidades que coloco para você e nas quais vou criar espaço para você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário