quinta-feira, 10 de junho de 2021

Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles e será o seu Deus. Apocalipse 21: 3

Desde o início da criação, era desejo de Deus habitar com o homem. Eles foram criados à sua imagem e semelhança e para ter comunhão com ele. Já no jardim do Éden, Deus procurou Adão; mas o homem teve que fugir dEle porque havia caído em pecado.

Mesmo um homem de fé como Abraão só poderia visitar e encontrar-se com Deus, habitar com um mortal não podia. Então Deus fez edificar um santuário no deserto entre o povo de Israel, cujo ancestral foi Abraão, e mais tarde um templo. Assim, Ele pôde habitar no meio deles de forma provisória, com base no culto terreno (Êxodo 25: 8).


Mesmo na dedicação do templo, Salomão teve de confessar: “Eis que os céus e até o céu dos céus te não poderiam conter, quanto menos esta casa que eu tenho edificado!" (1 Reis 8: 27). Finalmente, Deus deixou este templo novamente porque o povo caiu na idolatria.


Baseado na obra de Cristo na cruz, no entanto, o próprio Deus está agora edificando um “templo” espiritual de “pedras vivas”, uma “morada de Deus no espírito” (Efésios 2: 19 - 22). É a "igreja de Deus" que inclui todos os crentes e que o Senhor Jesus receberá no céu.


No final dos tempos, as provações humanas chegarão ao fim e todo o mal será julgado. Então, a terra atual, poluída pelo pecado, dará lugar a uma nova terra. E então Deus viverá em seu “Tabernáculo” com os homens para sempre. O Milênio será uma amostra disso.


Leitura diária da Bíblia: 1 Samuel 22: 11 - 23; Filipenses 1: 21 - 30

Nenhum comentário:

Postar um comentário