quinta-feira, 24 de junho de 2021

Mas, se somos atribulados, é para vossa consolação e salvação; ou, se somos consolados, para vossa consolação é. 2 Coríntios 1: 6

Paulo experimentou grande sofrimento em seu serviço fiel ao Senhor. Em particular, Segunda Coríntios dá um relato detalhado do que ele teve que passar. As descrições nos capítulos 4, 6 e 11 nos deixam maravilhados com o que o Senhor pôde esperar de seu servo! Isso não nos torna extremamente humildes quando comparamos nossas vidas com a dele?

Já no primeiro capítulo, Paulo relata aflições tão severas de ele até desesperar da vida (v. 8). Mas em tudo isso ele experimentou a misericórdia de Deus, que o confortou abundantemente, como só Deus pode confortar. Mas Paulo não para por aí: esse consolo de Deus o capacitou a consolar os coríntios em suas circunstâncias. Para colocar isso mais claramente em conexão com nosso versículo do dia, Paulo via suas próprias aflições apenas como um meio pelo qual os coríntios poderiam ser consolados. Ele nem mesmo pensou em sua própria bênção, mas se viu em certo sentido como um canal pelo qual o conforto de Deus poderia fluir para os coríntios, mesmo que lhe custasse sofrimento excessivo!


Quando temos dificuldades, muitas vezes somos inclinados a orar primeiro ou apenas: "Senhor, tire-me das dificuldades!" Quando tivermos crescido espiritualmente e aprendido a colocar as bênçãos espirituais acima das circunstâncias exteriores, podemos orar: “Senhor, traz-me para mais perto de Ti através do sofrimento!” - Este pedido sempre se encaixa!


Mas Paulo vai um passo além: ele não pensa em libertação nem em sua própria bênção, mas por assim dizer: "Senhor, faça que meu sofrimento seja uma bênção para os outros." Que exemplo.


Leitura Diária da Bíblia: 1 Samuel 30: 11 - 31; Colossenses 2: 6 - 15

Nenhum comentário:

Postar um comentário