segunda-feira, 21 de junho de 2021

Então, subiu Jônatas com os pés e com as mãos, e o seu pajem de armas atrás dele; e caíram diante de Jônatas, e o seu pajem de armas os matava atrás dele. E sucedeu esta primeira derrota, em que Jônatas e o seu pajem de armas feriram até uns vinte homens. 1 Samuel 14: 13, 14

Israel está em guerra com os filisteus. O rei Saul está em uma cidade fronteiriça com 600 homens. Os filisteus mantêm uma posição em uma colina. Enquanto o próprio Saul está sentado sob uma árvore de romã, seu filho Jônatas e o escudeiro saem secretamente para enfrentar o inimigo.


O caminho passa por montanhas rochosas, passando por penhascos. Mas Jônatas não se deixa impedir. Ele diz a seu escudeiro: “Vem, passemos à guarnição destes incircuncisos; porventura, operará o SENHOR por nós, porque para com o SENHOR nenhum impedimento há de livrar com muitos ou com poucos” (v. 6). Jônatas confia que Deus lhe dará a vitória, pois o número de guerreiros não importa para Deus.


Do ponto de vista puramente humano, o filho do rei está em uma situação sem saída: em número reduzido, em uma posição desfavorável de batalha - ele embaixo, os outros em cima. Além disso, Jônatas tem que escalar a encosta íngreme com as mãos e os pés, por isso é impossível empunhar uma espada. Ele só pode se envolver nessa luta confiando em Deus! E Deus confessa a Jônatas e sua fé: Vinte filisteus morrem, o resto deles foge porque “o tremor de Deus” caiu sobre eles (15).


Freqüentemente, só temos que lutar a única luta que está à nossa frente. Se temos que enfrentar  um ou mil, importa pouco. Deus vê se confiamos Nele e lutamos nossa luta fielmente. Ele nos dá força e nos ajuda. Só ele direciona tudo para o sucesso e dá a vitória!


Leitura diária da Bíblia: 1 Samuel 28: 15 - 25: Colossenses 1: 13 - 23

Nenhum comentário:

Postar um comentário