sábado, 26 de junho de 2021

Não temais o rei da Babilônia, a quem vós temeis; não o temais, diz o SENHOR, porque eu sou convosco, para vos salvar e para vos fazer livrar das suas mãos. E vos farei misericórdia. Jeremias 42: 11, 12

Os judeus que o rei da Babilônia deixou em Judá estão em grande dificuldade. O governador foi assassinado e agora eles temem a ira do rei. Eles pensam em buscar refúgio no Egito. Mas primeiro o profeta Jeremias deve consultar a Deus por eles. Que Deus lhes mostre o caminho e diga o que fazer. Então, eles querem agir exatamente de acordo com a direção de Deus. Eles afirmam isso expressamente. - Eles não estão fazendo a coisa certa? (Capítulo 41: 16 - 42: 6). Deus faz promessas maravilhosas para eles, caso permaneçam na terra de Judá. Então Ele quer estar com eles, salvá-los e "vos farei misericórdia".

Isso não devia acalmar seus corações? O que o rei da Babilônia poderia fazer contra Deus? 


Mas o que é surpreendente, até mesmo chocante, é que os judeus haviam garantido de que obedeceriam à palavra de Deus, agora acusam Jeremias de traição e mentiras. Suas afirmações anteriores não foram sinceras. Eles não querem ouvir a palavra de Deus; eles fazem o que há muito decidiram - vão para o Egito obstinadamente. Lá, sob o castigo de Deus, eles são atingidos pela “espada” da qual realmente queriam escapar (cap. 42: 16).


Obstinação - um perigo também para o povo de Deus hoje e para cada indivíduo! Também podemos tomar decisões teimosamente para nosso caminho pessoal ou comum. Talvez então peçamos formalmente a direção de Deus, embora a decisão já tenha sido tomada. Podemos dizer: "Mostre-nos um único versículo da Palavra de Deus e agiremos de acordo com ele!" Mas muitas vezes essas palavras são apenas uma indicação de que já tomamos uma decisão. - De maneira deliberadamente idiossincrática, Deus não pôde abençoar os judeus naquela época e a nós hoje também não, mas deve nos disciplinar. Como é sério isso! (Cap. 42: 13 - 22).


Leitura diária da Bíblia: 2 Samuel 1: 1 - 16; Colossenses 3: 1 - 11

Nenhum comentário:

Postar um comentário