terça-feira, 22 de junho de 2021

Tomara que os meus caminhos sejam dirigidos de maneira a poder eu observar os teus estatutos. Então, não ficaria confundido, atentando eu para todos os teus mandamentos. Louvar-te-ei com retidão de coração, quando tiver aprendido os teus justos juízos.

O tema principal deste Salmo volumoso é a Palavra de Deus. Nos primeiros versos, o poeta expressa que a maior felicidade de um homem é buscar a Deus de coração e viver de acordo com sua palavra e vontade.

Do fundo do coração vem o desejo de que seus caminhos sejam “direcionados”. Este não é um pedido para que Deus revele Sua vontade a ele. Seus "estatutos'' são bem conhecidos.


Mas o escritor reconhece uma certa incerteza em si mesmo. E ele coloca essa necessidade diante de Deus com o pedido por firmeza, constância ou franqueza. Ele está ciente da grande importância do alinhamento de seu coração e seus caminhos.


O salmista sabe que é necessário obedecer a todos os mandamentos de Deus se quiser ter sucesso em sua vida e não ser envergonhado. E ele está realmente pronto para submeter todas as áreas da vida à vontade e orientação de Deus.


Deus pode confessar-se a tal sinceridade. No caminho sob a orientação de Deus, o crente passa a conhecer o próprio Deus cada vez melhor e, ao mesmo tempo, aprende os pensamentos, julgamentos ou decisões de Deus - seus "direitos''.


A comunhão com Deus leva o coração a louvá-lo por tudo o que faz pelo seu povo e pelo que ele mesmo é em si.


Quão valioso é tudo isso para a vida prática de fé dos cristãos em nossos tempos difíceis!


Leitura Diária da Bíblia: 1 Samuel 29: 1 - 11; Colossenses 1: 24 - 29

Nenhum comentário:

Postar um comentário