segunda-feira, 7 de fevereiro de 2022

Mas em nada tenho a minha vida por preciosa, contanto que cumpra com alegria a minha carreira e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do evangelho da graça de Deus. Atos 20: 24

Baruque, secretário de Jeremias


Baruque viveu em Jerusalém dois milênios e meio atrás. Ele era um escriba e serviu como secretário de personalidades importantes. Naquela época, a elite do povo havia se tornado infiel a Deus, mas Baruque era um homem fiel e piedoso. Portanto, ele aderiu ao grande profeta Jeremias e permaneceu a seu serviço.


Foi uma época sombria. Jeremias anunciou que Jerusalém em breve seria destruída por seus inimigos. O povo se recusou a acreditar nisso e não pôde mais suportar Jeremias por causa dessas mensagens ameaçadoras. Baruque, que escreveu essas mensagens e as leu publicamente, também foi perseguido.


Baruque não conseguiu lidar com isso: começou a lamentar seu destino. “Ai de mim!”, disse ele, “porque me acrescentou o SENHOR tristeza à minha dor! Estou cansado do meu gemido e não acho descanso.” (Jeremias 45: 3). Certamente ele teria preferido escrever mensagens sobre vitória e paz.


Mas então um dia ele recebeu uma mensagem através de Jeremias que era para ele pessoalmente. Deus estava dizendo a ele, por assim dizer: “Veja, Baruque, esta cidade será destruída; então não lute por grandes coisas para você mesmo. Mas eu te prometo uma coisa: você vai viver onde quer que vá” (cf. Jeremias 45: 5).


O quanto valiosa e necessária esta promessa de Deus era para Baruque deveria ser mostrada no futuro. Os caminhos de Deus são "mais altos" do que os nossos. Deus vê mais longe do que nós. Seu objetivo é maior do que pensamos. Quão encorajador é este conhecimento quando nos sentimos sobrecarregados na vida de fé!


Leitura diária da Bíblia: Neemias 4: 1 - 8; Provérbios 12: 1 - 9

Nenhum comentário:

Postar um comentário