segunda-feira, 21 de fevereiro de 2022

Meus filhinhos, por quem de novo sinto as dores de parto, até que Cristo seja formado em vós. Gálatas 4: 19

As congregações na Galácia estavam em grande perigo. Alguns deles sucumbiram a influências que queriam acrescentar lei e circuncisão a Cristo e sua obra na cruz. Paulo, portanto, se esforça para colocar Cristo de novo diante de seus corações. Ele lembra o que Cristo efetuou em si mesmo - como exemplo e encorajamento.

Ele escreve que agradou a Deus "revelar seu Filho em mim" (cap. 1: 16). Paulo não apenas viu Cristo, mas o conheceu intensamente. Portanto, ele poderia contar aos outros sobre essa pessoa. Pouco depois escreve: "Cristo vive em mim" (cap. 2: 20). Não foi um desejo - mas um fato. Paulo era agora um novo homem, vivificado com Cristo. Isso o moldou e o caracterizou.


Mas então Paulo diz aos gálatas: "já vos revestistes de Cristo" (cap. 3: 27). Eles entraram no reino da profissão cristã através do batismo, visivelmente tomaram o lado de Cristo. Agora Paulo deseja "que Cristo seja formado" neles. Eles deveriam "fazer parte" não só exteriormente, mas também interiormente, com coração e convicção. Para isso, eles teriam que conhecer o Cristo das escrituras - sua natureza, seus caminhos, sua obra - cada vez melhor. Então se tornaria claro que Cristo vive neles.


Mas isso iria “afetar” o caráter deles, e sua vida diária. O resultado seria o fruto do Espírito, que Paulo então descreve: “caridade, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança” (cap. 5: 22). É a prova de uma vida em comunhão com Deus sob a direção do Espírito Santo - e o pré-requisito para comunhão e harmonia entre os crentes.


Nós nos revestimos de Cristo - mas Ele também nos formou interiormente?


Leitura diária da Bíblia: Neemias 13: 1 - 14; Provérbios 17: 1 - 10

Nenhum comentário:

Postar um comentário