quarta-feira, 2 de fevereiro de 2022

Todas as coisas são puras para os puros. Tito 1: 15

Pode um cristão ler literatura impura e permanecer limpo por dentro? Um cristão pode assistir a vídeos de violência ou sujeira — e não ser contaminado em sua mente? Alguns cristãos citam a passagem acima para responder sim a essas perguntas e até mesmo para justificar atos imorais! 

Não! De forma alguma nosso texto diz que os cristãos podem ler ou assistir o que quiserem porque são imunes ao mal. Isso não significa que a pornografia ou o lixo se tornariam milagrosamente inofensivos quando cristãos "maduros" os vissem ou lessem, mesmo que o fizessem com a intenção de serem testemunhas mais bem informadas diante dos incrédulos. As Escrituras enfatizam que os cristãos "maduros" não podem se expor a influências profanas e impuras sem serem prejudicados; e ela exorta os crentes a se manterem longe de qualquer coisa que possa estar corrompendo.


Os filhos de Israel no Antigo Testamento não deveriam nem mesmo se informar sobre as práticas das religiões pagãs, para não serem tentados a se envolver em seus atos lascivos e imorais. Da mesma forma, o povo de Deus em nossa cultura pós-cristã é instruído a não tocar no que é impuro. Dificilmente podemos “levar cativo todo entendimento à obediência de Cristo” enquanto nos ocupamos em ler ou olhar para coisas escritas ou imaginadas para provocar nossa natureza pecaminosa e caída (cf. Deuteronômio 12: 30; 2 Coríntios 6: 17; 10: 5).


A frase "Ao puro é tudo puro" foi escrita em referência a certos alimentos, não em referência a literatura ou filmes duvidosos! Sim, mesmo para aqueles cujas mentes foram purificadas em Cristo, nem todas as coisas são limpas!


Leitura diária da Bíblia: Neemias 1: 1 - 11; Provérbios 10: 11 - 21

Nenhum comentário:

Postar um comentário