quarta-feira, 23 de fevereiro de 2022

Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que vos não deixará tentar acima do que podeis; antes, com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar. 1 Coríntios 10: 13

O povo de Israel enfrentou muitos obstáculos em sua jornada do Egito a Canaã. Houve fome e sede, ataques de fora e de dentro, sinais de fadiga e muito mais. Deus queria educá-los e colocá-los à prova. Deviam mostrar o que estava em seus corações - se eles amavam ou não a Deus e se queriam obedecer-lhe (Deuteronômio 8: 2; 13: 4). Infelizmente, a maioria dos israelitas não resistiu às tentações. Eles desafiaram Moisés, o líder que Deus havia colocado sobre eles. Eles murmuraram sobre o alimento que Deus lhes deu. Eles fizeram ídolos visíveis em vez de confiar no Deus invisível. Eles fornicaram com pessoas de outros povos. Portanto, Deus não se agradou deles, então a maioria deles morreu no deserto.

Há sempre obstáculos e problemas em nossas vidas. Deus nos testa para ver se O amamos, confiamos Nele e Lhe obedecemos. Portanto, podemos e devemos aprender com a história de Israel por nós mesmos. Nenhuma das tentações foi tão severa que Deus não pudesse providenciar um escape. O verdadeiro problema não era a dificuldade exterior, nem era poder insuficiente de Deus ou mesmo desinteresse por parte Dele, mas simplesmente falta de fé e vontade própria por parte do homem.


O mesmo se aplica hoje: a necessidade ou a tentação não é maior do que o Auxiliador. Nosso Deus está acima de todos os problemas concebíveis e tem uma saída para nós. Podemos confiar completamente Nele. O homem incrédulo diz: “Nós podemos fazer isso”; e ele consegue cada vez menos. O cristão pode admitir: "Nós somos impotentes", e então Ele pode glorificar Seu grande Deus, que proverá uma saída e o levará ao objetivo.


Leitura diária da Bíblia: Ester 1: 1 - 9; Provérbios 17: 20 - 28

Nenhum comentário:

Postar um comentário