sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022

Para que não haja divisão no corpo, mas, antes, tenham os membros igual cuidado uns dos outros. 1 Coríntios 12: 25

Cuidado pastoral


A expressão cuidado pastoral não aparece na Bíblia, mas o versículo de hoje fala de crentes cuidando uns dos outros. Que bela descrição de uma comunidade abençoada dentro de uma igreja local! Deus quer que a unidade dos crentes seja vivida em uma comunhão calorosa, conhecendo uns aos outros e mostrando interesse no bem-estar uns dos outros.


Tal interesse me levará a cuidar de meu irmão e irmã. Isso pode ser uma ajuda prática na vida cotidiana, como fazer compras, jardinagem ou babá. Mas cuidar um do outro vai além do mundano; nós podemos ter um interesse especial na alma e no bem-estar espiritual de nossos irmãos na fé. O apóstolo João escreve ao seu irmão Gaio: “Amado, desejo que te vá bem em todas as coisas e que tenhas saúde, assim como bem vai a tua alma” (3 João 2). Quão benéfico é quando irmãos e irmãs tiram tempo um para o outro, ouvir e orar juntos e talvez até poder dar bons conselhos!


Nosso versículo deixa claro que o cuidado pastoral não deve ser deixado para servos de Deus individualmente talentosos, mas que todos os membros são chamados a cuidar uns dos outros. Claro que existem circunstâncias difíceis que requerem a atenção especial de um conselheiro ou terapeuta experiente, mas estar lá para o outro e apoiar um ao outro não é reservado a alguns “especialistas”. Todo mundo pode, todo mundo deve estar lá para o outro. Portanto, o aconselhamento bíblico não é uma via de mão única: todos cuidam e todos recebem.


"Levai as cargas uns dos outros e assim cumprireis a lei de Cristo." Gálatas 6:2


Leitura diária da Bíblia: Ester 2: 1 - 10; Provérbios 18: 13 - 24



Nenhum comentário:

Postar um comentário