domingo, 17 de abril de 2022

E, disse-lhes: Tendes aqui alguma coisa que comer? Então, eles apresentaram-lhe parte de um peixe assado e um favo de mel, o que ele tomou e comeu diante deles. Lucas 24: 41 - 43

A morte de Jesus na cruz no Calvário deixou os discípulos sozinhos. Além de sua dor, provavelmente havia a amarga lembrança de que eles falharam em simpatizar com a mágoa e os sofrimentos de seu Senhor (compare Mateus 26: 40; Salmo 69: 21).

Mas então o Ressuscitado vitorioso aparece no meio deles e lhes traz paz e alegria. É verdade que a alegria deles é inicialmente misturada com incredulidade (v. 41), de modo que a comunhão com Ele é inicialmente turva. Mas ainda mais do que eles, o próprio Senhor deseja e os condiciona para a comunhão com Ele. - Mas como Ele faz isso?


O Senhor usa meios muito simples para isso, ou seja, o que é encontrado com eles. "Tendes aqui alguma coisa que comer?" Ele pergunta. Então eles lhe dão “parte” do que eles têm. É só um pouco, apenas "parte", mas é o suficiente para Ele. O Senhor não pede o que não temos, mas o que temos.


Quão bondoso é o Senhor Jesus! Ele vê a fé fraca de seus discípulos, se inclina para eles e lhes dá a prova através da comida que ele não está apenas entre eles como uma "aparição", mas como um homem real em seu corpo ressurreto.


Mas Ele não deixa por isso. Ele abre seu entendimento para que possam entender as Escrituras do Antigo Testamento e encontrá-Lo nelas. E Ele lhes promete o envio do Espírito Santo, que os unirá com Ele em glória. Sua comunhão com Ele não apenas se aprofunda, mas assume uma qualidade totalmente nova (v. 45.49).


Leitura diária da Bíblia: Gênesis 8: 6 - 22; 1 Pedro 4: 12 - 19

Nenhum comentário:

Postar um comentário