sexta-feira, 8 de abril de 2022

Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar. 1 Coríntios 10: 13

Porque não queremos, irmãos, que ignoreis a natureza da tribulação que nos sobreveio na Ásia, porquanto foi acima das nossas forças, a ponto de desesperarmos até da própria vida. 2 Coríntios 1: 8

O mesmo escritor, o apóstolo Paulo, faz duas declarações aparentemente contraditórias com alguns meses de intervalo. Primeiro, ele diz que Deus não nos permitirá experimentar tentações além de nossas forças. A fidelidade de Deus impedirá isso e mostrará uma solução para cada situação, para que possamos suportar. Podemos confiar nesta promessa divina.


Não passamos também por situações difíceis em que vivemos exatamente isso? Quando não sabíamos como seguir, Deus abriu uma porta para nós. Quando sentimos que não tínhamos mais forças, a mão de Deus nos segurou (Salmo 63: 8). E uma vez na glória, quando olharmos para trás em nossas vidas, reconheceremos com alegria que Deus cumpriu Sua promessa e O adoraremos por isso.


No entanto, na segunda carta aos Coríntios, Paulo relata uma situação em que ele estava sobrecarregado “acima das nossas forças”. Foi assim que ele se sentiu na época. Ele não viu nenhuma chance de sobrevivência. Isso levou ele e seus companheiros a desviar o olhar de si mesmos e confiar somente em Deus, que tem o poder até de ressuscitar os mortos. Que poder de fé! Em retrospecto, Paulo foi então capaz de testificar com gratidão que Deus os havia salvo e continuaria a salvá-los (2 Coríntios 1: 9, 10).


Sim, Deus é fiel e não nos decepcionará! Esta certeza pode dar-nos coragem mesmo na necessidade mais profunda e continuar a confiar na sua ajuda.


Leitura diária da Bíblia: Gênesis 3: 14 - 24; 1 Pedro 1: 17 - 25

Nenhum comentário:

Postar um comentário