segunda-feira, 25 de abril de 2022

Liga o testemunho e sela a lei entre os meus discípulos. Isaías 8: 16

É um momento difícil em Israel. Seu auge sob Davi e Salomão acabou. As pessoas e o país são separados em um reino do norte e um do sul. Isso significa que a antiga unidade não existe mais na prática. A infidelidade a Deus é comum.

O profeta Isaías proclama: “eis que o Senhor fará vir sobre eles as águas do rio, fortes e impetuosas, isto é, o rei da Assíria, com toda a sua glória; e subirá sobre todos os seus leitos e transbordará por todas as suas ribanceiras; e passará a Judá, inundando-o”. No entanto, exatamente neste momento Deus vê entre Seu povo apóstata um pequeno grupo de homens que se guardam: "Deus está conosco" - uma referência profética à vinda de Emanuel. Sentindo a justificação do castigo de Deus, eles se deixam advertir a não andar “pelo caminho deste povo” (Isaías 8: 7 - 11).


Deus se preocupa com esses homens. Ele se deleita neles. Ele tem um nome especial para eles: “meus discípulos”. É a primeira vez que Deus usa este termo em Sua Palavra para descrever seu relacionamento íntimo com Ele. Eles querem se apegar a Deus e Seus ensinamentos, mesmo que a sociedade ao seu redor tenha se tornado bastante indiferente (v. 15).


Deus reservou algo para eles: seu testemunho, sua lei. Este testemunho deveria ser "amarrado" para eles da maneira antiga que um pergaminho era amarrado com uma fita quando transportado. Uma palavra geral é usada aqui para “lei”, que também significa ensino ou instrução.


Esta é a característica dos discípulos: eles conhecem o testemunho de Deus, eles receberam seus ensinamentos. E o que eles aprenderam em comunhão com Deus molda suas vidas, sua prática de fé. O Senhor estava procurando por tais discípulos em Israel naquela época. Hoje Ele os procura em nosso tempo e sociedade. Eu sou alguém assim: um discípulo?


Leitura diária da Bíblia: Gênesis 14: 13 - 24; 2 Pedro 2: 17 - 22

Nenhum comentário:

Postar um comentário