sábado, 23 de abril de 2022

Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido. E que, desde a tua meninice, sabes as sagradas letras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus. 2 Timóteo 3: 14 - 15

Nos "tempos trabalhosos" dos "últimos dias", há "homens maus e enganadores" que "irão de mal para pior" e enganam os homens (v. 1, 13). Neste tempo e ambiente perigosos, o crente encontra segurança e apoio se permanecer no que aprendeu na Palavra de Deus.

Pela terceira vez nesta curta epístola, o apóstolo Paulo enfatiza um ponto muito especial: É da maior importância que não tenhamos apenas opiniões incertas sobre questões fundamentais da fé. Precisamos de uma convicção firme que seja baseada em uma fonte divina e que, portanto, mantenhamos inabalável (vide cap. 1: 13; 2: 2).


A experiência mostra com demasiada frequência que os crentes não podem tomar uma posição firme contra o erro grosseiro porque não estão "plenamente convencidos" da verdade. Diante dos falsos ensinamentos, onde a verdade é muitas vezes misturada com o erro, devemos estar plenamente convencidos de que as doutrinas que aprendemos são realmente verdadeiras.Timóteo teve essa certeza porque aprendeu a verdade do apóstolo Paulo. Podemos ter essa certeza hoje também, tendo aprendido de alguém que fala com autoridade divinamente inspirada. Isso significa para nós: nossa fé deve ser baseada diretamente nas escrituras inspiradas, diretamente da Palavra de Deus!


Um ministro hoje pode e deve pregar a verdade, mas não pode falar ou escrever com autoridade inspirada. Ele deve se referir às “escrituras”. Somente a partir delas a verdade pode ser reconhecida e então mantida.


Leitura diária da Bíblia: Gênesis 13: 5 - 18; 2 Pedro 2: 1 - 8

Nenhum comentário:

Postar um comentário