terça-feira, 5 de abril de 2022

Porque o Senhor assim no-lo determinou: Eu te constituí para luz dos gentios, a fim de que sejas para salvação até aos confins da terra. Atos 13: 47

Constituído para luz


Paulo e Barnabé falam essas palavras em sua primeira viagem missionária em Antioquia da Pisídia aos judeus que se opõem e blasfemam sua pregação. Os judeus estão cheios de inveja ou ciúme porque esses dois estranhos mobilizaram “quase toda a cidade” com seu sermão para ouvir a palavra de Deus. E como judeus orgulhosos, eles não aceitam que a “Palavra desta salvação” seja proclamada ao povo dos gentios (v. 26, 45).


Então, no versículo de hoje, Paulo e Barnabé citam o profeta Isaías, por meio de quem Deus anunciou com muitos séculos de antecedência que Ele se voltaria para os gentios em misericórdia e graça. Na citação de Isaías 49: 6, Deus fala com seu servo, o Messias rejeitado por Israel: Se seu próprio povo rejeitasse a Cristo, Deus o faria uma luz para as nações.


É interessante que Paulo e Barnabé estejam agora referindo este versículo a sí - eles dizem que "o Senhor nos determinou"! Eles proclamaram a graça e foram rejeitados pelos judeus, então agora eles trariam a luz para os gentios. A salvação não deve mais se limitar a Israel, mas deve chegar "até os confins da terra" - esta foi também a declaração da missão do Senhor Jesus no início dos Atos dos Apóstolos (cap. 1:8).


O que é dito sobre Cristo em Isaías 49 podemos aplicar a nós mesmos hoje: Cristo como a luz perfeita do mundo não está mais aqui na terra, portanto nós devemos brilhar em seu lugar como a luz do mundo e pedir às pessoas: "Rogamos que vos reconcilieis com Deus” (Mateus 5: 14; 2 Coríntios 5: 20).


Leitura diária da Bíblia: Gênesis 2: 1 - 14; Provérbios 31: 21 - 31

Nenhum comentário:

Postar um comentário