terça-feira, 12 de abril de 2022

Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não useis, então, da liberdade para dar ocasião à carne, mas servi-vos uns aos outros pela caridade. Gálatas 5: 13

Havia dois grandes perigos para as congregações na Galácia. A primeira era a tendência de ainda se colocar sob a lei do Sinai e, assim, abandonar o fundamento da graça. O segundo perigo era dar lugar à carne, à velha natureza. Qualquer um teria consequências graves. Por meio da carta do apóstolo Paulo, o Espírito de Deus advertiu os gálatas desses perigos e ensinou-lhes o verdadeiro significado da liberdade para a qual foram chamados. Todos os redimidos são libertos da lei pela fé em Cristo, sob a qual há apenas desapontamento porque o homem não pode satisfazer os justos requisitos de Deus. Além disso, somos libertos do poder de Satanás, da escravidão do mundo e da escravidão do pecado. Não temos mais que servir ao pecado.

Mas a carne ainda está lá, apenas esperando uma ocasião para se tornar ativa. Isso pode então se mostrar em submissão a ritos religiosos como a circuncisão, ou a quaisquer preceitos humanos; espera-se assim obter mérito diante de Deus ou reputação diante dos homens. Por outro lado, também poderíamos dar lugar a tendências más. No primeiro caso, abriríamos mão da liberdade cristã; no segundo caso, abusaríamos dela. E, surpreendentemente, ambos os perigos estão próximos.


Mas a verdadeira liberdade a que somos chamados como crentes nos coloca totalmente sob a influência e direção do Espírito Santo. Então somos livres da escravidão da lei - e então somos preservados da concupiscência da carne:


"Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei." "Andai em Espírito e não cumprireis a concupiscência da carne." Gálatas 5:18, 16


Leitura diária da Bíblia: Gênesis 5: 21 - 32; 1 Pedro 3: 1 - 7

Nenhum comentário:

Postar um comentário